Em 2002, Rodson Totola Rudio, recém presidente do Circolo Trentino Di Santa  Teresa, reuniu-se com Renato Corti e Fernando Dalcomo para discutir a reformulação da Festa do Imigrante Italiano em Santa Teresa, o principal evento em comemoração a tradição e aos costumes italianos do Município.

O grupo tinha por objetivo principal a elaboração de um evento que aproximasse a comunidade das atividades desenvolvidas pelo Circolo, criando uma atmosfera de interação e confraternização entre moradores e visitantes. Dessa premissa surgiu a idéia de trazer a festa para o centro da cidade envolvendo nos festejos a comunidade, o comercio e as entidades locais. Para isso, seria necessário criar um atrativo, algo que trouxesse um diferencial de interação que realmente envolvesse o público neste atividade.

Foi ai que surgiu a idéia de criar uma Carreata Cultural, onde haveria distribuição de vinho e petiscos, por pessoas tipicamente vestidas de trajes tradicionais que desfilariam pelas ruas de cidade convidando o povo a participar de festejo. Surgiu ai a” Carretella  Del Vin”.

A manifestação, além de cultural, ganhou ares de atração ao receber inúmeras sugestões de aprimoramento que, já no primeiro ano, a transformaram no grande atrativo da festa.

O povo da cidade se sensibilizou ao ver crianças, jovens, famílias e ao “nonnos” e “nonnas” desfilando pelas ruas entoando suas músicas tradicionais, bebendo, comendo e dançando em referência a memória de seus antepassados. Mesmo aqueles mais tímidos acabaram se rendendo ao grande sucesso da Carretella que, enfim, estava cumprindo seu objetivo de aproximar a comunidade dos festejos, numa perfeita interação com os visitantes.

Hoje, a Carretella Del Vin já esta em sua  9ª edição e pode-se dizer com orgulho, que ela e uma das manifestações mais genuínas e tradicionais quando falamos em cultura Italiana no estado do Espírito Santo. O que não se pode negar e que o povo teresense adotou essa manifestação que se torna cada dia mais enraizada como um dos alicerces desta tão tradicional Festa do Imigrante no calendário de eventos capixabas.